passeio01
A Região

O cenário é estonteante. Não há palavras que descrevam a sensação de caminhar nas areias das praias alagoanas ou navegar pelas águas do Rio São Francisco.  Não foi a toa que o diretor cinematográfico, Cacá Diegues, escolheu a região para gravar cenas do Filme “Deus é Brasileiro”.  Aliás, essa não foi a única produção gravada por aqui. O diretor Daniel Filho também usou o cenário para criar cenas do filme “Muito gelo e dois dedos d’água”.

Aqui em Alagoas, o São Francisco possui uma extensão de 240km, margeando cidades históricas e povoados. No vilarejo de Piaçabuçu, onde fica localizada a sua Foz, é possível presenciar o paradisíaco encontro entre as águas do Rio e o mar. Distante 135 km da capital Maceió, Piaçabuçu é um lugar simples, mas sua comunidade ribeirinha é rica em alegria e acolhimento. 

A praia do Peba, também na região, com seus 26 km de extensão é Área de Proteção Ambiental e abriga um rico ecossistema em mangues, mata atlântica, aves migratórias, tartarugas, dunas e coqueirais. Todos os anos, no mês de novembro, acontece uma gincana de pesca de arremesso.

Quem vem à Piaçabuçu, também pode esticar até Penedo e conhecer uma das mais admiráveis cidades históricas do País, erguida sobre um rochedo às margens do Rio São Francisco no século 16. Seu rico patrimônio histórico e cultural é centrado em igrejas, conventos e palacetes dos séculos 17 e 18.


@ 2016 Receptivo As Ribeirinhas.