Últimas Notícias
  • São Francisco

    São Francisco

    O Rio São Francisco, em Alagoas, tem 240 km de …
  • Site As Ribeirinhas

    Site As Ribeirinhas

    O site novo do Receptivo As Ribeirinhas está no ar. …

Piaçabuçu

Piaçabuçu localiza-se na divisa com Sergipe. O toponômio origina-se das palavras indígenas piaçava (palmeira) e assu (grande). De fato, o local tinha muitas palmeiras. Piaçabuçu possui grandes coqueirais.

passeio07

Criada como freguesia em 1859, Piaçabuçu foi elevada a vila e município em 1882, tendo sido desmembrada de Penedo.

Grande parte da economia da cidade gira em torno do turismo, em especial do passeio ofertado por diversos barcos particulares à foz do Rio São Francisco que banha a cidade. Um dos mais famosos barqueiros locais é conhecido como o “Delta do São Francisco”.

O litoral de Piaçabuçu possui duas extensas praias: a praia de Pontal do Peba e a Praia do Peba; que se estendem desde a Vila de Pontal do Peba até Pontal da Barra. Caracterizam-se pela sua areia fina e escura e pelas dunas paralelas à praia que recorrem toda sua extensa costa, destacando as localizadas na desembocadura do Rio São Francisco. São praias freqüentadas pelos admiradores dos extensos calçadões, graças a seus mais de 40 km de areias contínuas, a mais extensa do Estado de Alagoas e uma das maiores do Brasil. Todo seu ambiente é uma importante área de preservação de tartarugas marinhas e aves migratórias.

A Praia de Pontal do Peba tem uma grande extensão e situa-se ao sul do povoado pesqueiro que lhe dá o nome. De areia fina e águas tranquilas, é uma praia bastante freqüentada pelos amantes das longas calçadas às margens do Oceano Atlântico. Destaca-se por sua boa infra-estrutura com pousadas, bares e restaurantes, e durante todo o ano realizam-se nas suas imediações numerosas atividades, entre as quais merece mencionar a gincana de pesca de arremesso, em novembro, e o festival da Pilombeta, em setembro.

Situada ao sul do estado de Alagoas, na divisa com o estado de Sergipe, caracteriza-se por suas águas calmas e areia fina e escura. Destacam-se as extensas formações de dunas encontradas por toda a praia, especialmente na desembocadura do Rio São Francisco. Seu acesso é feito através da Praia de Pontal do Peba ou em barco desde a cidade de Piaçabuçu. É conhecida por ser um dos lugares mais importantes de desova das tartarugas marinhas que habitam nas costas brasileiras e que estão protegidas pelas leis do país.

Fonte: http://ecoviagem.uol.com.br/brasil/alagoas/piacabucu/

Comentários

Leave a comment


@ 2017 Receptivo As Ribeirinhas.